Workshop - Avaliação Psicossocial - 13 de setembro de 2018 - Seconci-SP - Barra funda

Avaliação psicossocial e o ambiente de trabalho psicologicamente seguro: O que é? Como implementar?

 

Investimento: R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais)

Gratuidade prevista para inscritos no Simpósio Internacional

 

Carga horária: 4 horas

 

  • 08h00 – Abertura

  • Das 08h05 as 09h00 – Avaliação Psicoclógica, Psicometria e os Estudos de Padronização e Validação – Docente: Alessandra Pinatti Kinjo

  • Das 09h05 as 10h30 – Avaliação Psicossocial e o Ambiente Psicologicamente Seguro – Docente: Ana Carolina Peuker

  • Das 10h30 as 10h45 – Intervalo

  • Das 10h45 as 11h30 – Fatores e Erros Humanos no Contexto da Avaliação Psicossocial – Docente: Reinaldo Simões

  • Das 11h30 as 12h00 – Interação entre docentes e participantes

     

     

Empresas que possuem trabalhadores que atuam em Espaço Confinado – NR 33, Altura – NR 35, Inflamáveis e Combustíveis – NR-20, devem submeter seus colaboradores à avaliação psicossocial conforme o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Esta avaliação é direcionada para avaliação dos aspectos psicológicos, clínicos e laborais que compõe o perfil de risco psicossocial do indivíduo. O workshop terá em como objetivo possibilitar a discussão sobre esta prática no âmbito da Psicologia. Ao abordar este tema pretende-se ampliar a compreensão do papel das variáveis psicológicas no contexto da Saúde e Segurança do Trabalho.

O workshop abordará a discussão sobre como implementar um “ambiente psicologicmente seguro”, as normas e regulamentações do MTE, o conceito de risco psicossocial, contextualização nas organizações, agravantes e consequências na saúde e na segurança do trabalho. Avaliação Psicossocial: definição, normas europeias, sua prática no contexto brasileiro e o processo de avaliação.

 

 

Avaliação psicossocial e o ambiente de trabalho psicologicamente seguro: O que é? Como implementar?


Os riscos inerentes ao trabalho estão relacionados a condições perigosas no ambiente capazes de estressar os trabalhadores e afetar seu desempenho em produção, em segurança e em saúde. É importante entender a maneira pelas quais o trabalho concebido ou projetado pode afetar o comportamento humano. A interação dessas condições inseguras com os aspectos pessoais (comportamentais, de personalidade e do estado psicológico em que o executante se encontra) pode criar um contexto em que a probabilidade de um evento com consequências indesejáveis deixa de ser negligenciável. Portanto, é fundamental que a estratégia da avaliação psicossocial leve em conta as características do trabalho, quer ele esteja sendo executado conforme as NRs ou, nos piores casos, quando as condições sequer atendem às normas.
O workshop abordará origem da avaliação psicológica, o desenvolvimento de instrumentos de avaliação, a validação e cientificidade dos instrumentos, bem como a discussão sobre como implementar um “ambiente psicologicamente seguro”, as normas e regulamentações do MTE, o conceito de risco psicossocial, contextualização nas organizações, agravantes e consequências na saúde e na segurança do trabalho. Avaliação Psicossocial: definição, normas europeias, sua prática no contexto brasileiro e o processo de avaliação. O workshop terá em como objetivo possibilitar a discussão sobre esta prática no âmbito da Psicologia. Ao abordar este tema pretende-se ampliar a compreensão do papel das variáveis psicológicas no contexto da Saúde e Segurança do Trabalho.
Serão apresentados conceitos e exemplos relacionados à identificação e controle dos fatores humanos que, em presença de condições estressoras no trabalho, vão contribuir para falhas na gestão dos riscos psicossociais.

 

− Erros humanos, lapsos, enganos, desvios. Pirâmide de Frank Bird. Modelo do queijo suíço de James Reason. Ilusões perceptivas e ilusões de controle. Segurança baseada em habilidade, segurança baseada em regras e segurança baseada em conhecimento (mecanismos de Rasmussen). Sistemas I e II de Kahneman. Racionalidade local, a confiabilidade induzida pelo projeto do trabalho e o viés de compromisso. Confiabilidade humana e estado de alerta situacional.

 

Ministrantes:

 

Alessandra Pinatti Kinjo
Psicóloga. Especialista em Psicologia Organizacional. Possui Mestrado, em Avaliação Psicológicaa, pela Universidade de São Paulo. Tem ampla experiência nas áreas de recrutamento e seleção em todos os níveis, avaliação psicológica no contexto do trânsito. Desenvolvimento e Conhecimento de vários instrumentos psicológicos, realizando pesquisas, laudos e feedbacks.. Atua na prestação de serviços de Psicologia, treinamentos, como professora e como supervisona na Vetor Editora Psicopedagógica.

 

Dra. Ana Carolina Peuker
Psicóloga. Especialista em Psicologia Clínica. Possui Mestrado, Doutorado e Pós Doutorado em Psicologia, no Laboratorio de Psicologica Experiemental, Neurociências e Comportamento (LPNeC), do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuou como Professora do Instituto de Psicologia da UFRGS. Tem ampla experiência em dependência química, processos psicológicos básicos e avaliação psicológica. Realizou Pós Doutorado no Grupo de Estudos Avançados em Psicologia da Saúde (GEAPSA), do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atua no desenvolvimento de projetos e intervenções para promoção de saúde corporativa e prevenção de doenças. CEO da Bee Touch – Gestão e Inovação em Saúde.

 

Reinaldo Augusto Gomes Simões
Doutorando em psicologia (UFRGS, Universidad de Granada/Espanha), mestre em engenharia química (USP), especialista em gestão da qualidade (FURB), engenheiro químico e psicólogo (USP). Consultor, professor e instrutor em gestão de riscos (normas ISO 31000 e OHSAS 18001), gestão da responsabilidade social e gestão para o desenvolvimento sustentável (norma ISO 26000), estratégias de melhoria Six Sigma e Lean-Sigma, métodos estatísticos e em sistemas integrados de gestão (qualidade, meio ambiente, segurança e saúde no trabalho, e responsabilidade social). Auditor-líder de sistemas de gestão (normas QSP 31000, NBR ISO 14001, OHSAS 18001 e ISO 9001) e em auditoria baseada em riscos. Sócio-Diretor da Ápice Treinamentos Ltda

Please reload

Rua Haddock Lobo, 1.097 - 121 | Cerqueira César - São Paulo - SP | CEP: 01414-003

© 2016 - Instituto Para Promoção do Trabalho Empreendedor - Trabalho e Vida